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Quais os tipos de navios de carga existentes?

Além dos navios de carga geral, tem embarcações que foram desenvolvidas para levar cargas específicas como gaseiros, tanqueiros, graneleiros, e também há aqueles que transportam carga viva. Confira a seguir as suas funções:
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Navios Graneleiros

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Como sugere o próprio nome, a categoria foi concebida para carregar e descarregar mercadorias a granel como minerais, carvão e grãos. Na maioria das vezes, têm um convés com formato retangular para facilitar a movimentação dos itens.

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São adequados para produtos que podem ser acondicionados nos porões dos navios sem a obrigatoriedade de:

  • contar as unidades;

  • usar embalagens específicas; 

  • fazer a identificação de alguma marca comercial.

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Navios Petroleiros

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Os petroleiros, por sua vez, são usados para transportar não só o petróleo bruto, mas também seus derivados, podendo carregar mais de 300 mil litros de combustíveis e derivados. 

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Levam uma tripulação de 25 pessoas em média, que ficam na popa (ré) da embarcação, onde há uma cabine de comando e outras áreas comuns, como o refeitório. 

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Esses navios apresentam um pavimento repleto de canos interligados, que distribuem o óleo de modo igualitário para garantir o equilíbrio. 

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Quando comparados aos outros modelos, os petroleiros se mostram mais largos e menos fundos — características que os tornam capazes de navegar em águas rasas. Têm um casco duplo, o que é útil para dar segurança perante vazamentos.

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Navios Gaseiros

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São utilizados para carregar gases liquefeitos — como GPL, GNL, etileno, amônia, propileno, entre outros. Têm como grande marca a presença de tanques arredondados acima do convés principal. Podem contar com 4 tipos distintos de tanques:

  • tanques independentes: suportam o peso da carga de maneira integral;

  • tanques de membrana: têm paredes com espessura pequena, suportadas pela estrutura da embarcação, que podem contrair e expandir livremente;

  • tanques integrais: fazem parte da estrutura do navio;

  • tanques de semimembrana: têm cantos arredondados para evitar o contato com a estrutura do navio.

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Navios Frigoríficos

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São assim chamados por conta dos robustos equipamentos de refrigeração que ficam em seus porões. Tal estrutura serve para conservar os peixes na temperatura ideal até chegarem aos frigoríficos situados em terra firme.

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Estes navios são imprescindíveis para a prática da pesca comercial em grande escala, já evitam o desperdício do produto que sustenta a atividade.

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Navios Porta-contêineres

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São construídos para o transporte de carga em contentores e podem ser divididos em dois tipos: o com convés corrido e o celular. Ambos são pensados para o embarque por guindastes e, atualmente, são gearless, ou seja, sem guindastes próprios. 

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Operam com portainers de terra nos terminais portuários. O tipo celular, como já diz o nome, tem células onde entram os contêineres, ao passo que o convés corrido não possui células.    

                                             

Praticamente todos possuem ligações para os contêineres refrigerados (tomadas reefer). Os navios porta-contêineres realizam rotas com intervalos regulares entre portos já pré-estabelecidos e costumam ter velocidade maior no serviço de carga e descarga do que os cargueiros tradicionais.

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Os maiores do mundo conseguem carregar mais de 24.000 TEUS.

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Navios Porta-veículos ou Ro-Ro

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Navios Ro-Ro (roll on-roll off) foram desenvolvidos para levar qualquer carga que embarca e desembarca sobre rodas, seja por cima de rodas próprias ou por meio de um equipamento desenvolvido para essa finalidade.

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Navios Para Cargas vivas

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Esses modelos têm rampas para embarcar animais, geralmente gado ou equinos, comprados por países que tradicionalmente importam esse tipo de mercadoria, como Líbia e Itália. Os navios são compartimentados como um curral, com células individuais para os animais.

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